MATEMÁTICA APLICADA AO MÉTODO DE RENÊ DESCARTES

Linha de pesquisa: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROPONETE:
Leandro de Oliveira Pires
Engenheiro Civil – UFG
Licenciando em Filosofia – UFT Especializando em Ética e Ensino de Filosofia - UFT

A proposta deste minicurso é defender a visão racionalista do filósofo René Descartes, apresentando uma forma filosófica de resolver problemas reais do cotidiano através da matemática. O intuito é desenvolver o raciocínio cartesiano aplicando-o em situações reais.
Inicialmente iremos estudar o pensamento filosófico de Renê Descartes em seu desenvolvimento diacrônico, destacando aspectos interessantes da sucessão temporal de seu pensamento filosófico racionalista e suas relações e, a partir dai, fugindo do anacronismo, usar sua contribuição para esclarecer e melhorar o entendimento das ideias definidas de maneira universal pela matemática. A matemática é ao mesmo tempo lógica e abstrata, trabalha com padrões e conjecturas de tempo, espaço, forma, quantidade, variações destes, estatística e etc. A aritmética se resume às quatro operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão. Descartes ainda fala de uma quinta operação, que seria a extração de raízes, que nada mais é do que uma forma especifica de divisão. A geometria seria uma primeira forma de observarmos elementos cotidianos e usarmos a aritmética para solucionarmos, tais como distâncias, curvas, planos, objetos espaciais e fazermos comparações entre dois elementos claramente distintos.
Especificamente em relação à obra Discurso do Método de Descartes, daremos destaque à segunda parte, em que o filósofo demonstra como conceber de forma nítida e distinta os objetos, ou seja, as regras do Método e à quarta parte, onde é apresentada a aplicação do Método na metafísica, na qual é demonstrado como compreender a verdade do mundo externo e Deus através da razão, descrevendo o sentido e a finalidade da realidade como um todo.
Dando sequência, iremos apresentar três situações claras e distintas para aplicar o Método Cartesiano, aproveitando o ensejo para entender alguns conceitos matemáticos e resolver as questões levantadas nestas situações.
A primeira situação, “O idade de Maria”, será introduzido o conceito de soma junto com o Método. O intuito dessa análise é demonstrar o quanto uma simples soma nos ajuda a entender todos os pontos abordados pela situação, e a partir dessa análise concluir que a solução pode estar escondida atrás da provocação.
A segunda situação, “O dilema de Phelps”(Paradoxo de Zenão de Eléia), usaremos a multiplicação junto com o Método para entender um conceito matemático
um pouco abstrato, o infinito. É importante que o conceito de analise infinitesimal, criada pelo filosofo alemão Leibniz a partir do Método Cartesiano, fique clara para que compreendamos duas coisas: o infinito nem sempre é algo inatingível ou ilimitado; infinitas possibilidades pode ser uma solução real.
Por ultimo, e não menos importante, trataremos do problema da “Travessia do rio”, onde um grupo de pessoas precisa atravessar um rio em um barco, mas existem várias verdades associados à travessia que faz com que a situação tenha que ser analisada juntamente com esses vários aspectos de verdade. Esta situação não exige aritmética de forma especifica, mas servirá para compreendermos o valor de uma verdade.
Referências.
DESCARTES, R., Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 2001

PIAUÍ, William de Siqueira, MATEMÁTICA E METAFÍSICA EM LEIBNIZ: O Cálculo Diferencial e Integral e o processo psíquico-metafísico da percepção. Theoria –