ENSINO DE FILOSOFIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL

Minicurso
Carga Horária: 3 horas.


Ensino de Filosofia: a formação de professores no contexto da racionalidade instrumental

SOARES, Paulo Sérgio Gomes[1]
OLIVEIRA, Rafael Silva[2]
WEBLER, Egídio Afonso[3]

RESUMO: O presente minicurso tem como objetivo discutir a formação de professores de Filosofia em meio ao contexto da racionalidade instrumental presente na sociedade contemporânea. A racionalidade instrumental é um tipo de racionalidade perversa, chamada pelo filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse de racionalidade tecnológica. Atualmente, está em evidência o uso de tecnologias em sala de aula, mas quais as possíveis implicações disso para a Educação, para a formação de professores e para o Ensino de Filosofia? A base para o debate que se propõe em torno desse tema é a crítica marcuseana ao capitalismo devido ao processo de dominação decorrente da introjeção da racionalidade tecnológica. Uma análise de dois textos do filósofo - “A ideologia da Sociedade industrial: o homem unidimensional”, publicado originalmente em 1964, e “Algumas implicações sociais da tecnologia moderna”, publicado originalmente em 1941 -, sugere a existência de muitas implicações da tecnologia contemporânea no atual contexto de desenvolvimento histórico das forças produtivas, como o precondicionamento às necessidades repressivas, a padronização do comportamento e a eliminação da crítica, o estímulo à cultura do consumo e a obsolescência planejada da tecnologia, o processo de mercantilização da vida, dominação versus autonomia, etc. Para estimular o debate, tais implicações serão tratadas a partir de um filme de 30 minutos, intitulado “Quinze milhões de méritos” - episódio 2, da primeira temporada da série Black Mirror.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Filosofia. Formação de professores. Teoria Crítica. Capitalismo. Racionalidade instrumental.



[1] Professor no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: psoares@uft.edu.br
[2] Pós-graduando no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: rafael.siloli@gmail.com
[3] Pós-graduando no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: egidiowebler@yahoo.com.br