4ª Feira • 23/5 • 15h30-18h30 • Sala 104, Bloco J
Avaliações sobre a liberdade em Jean-Jacques
Rousseau
Proponente: Diogenes Galdino Morais Silva
Carga Horária: 3 horas.
RESUMO
O minicurso visa levantar o debate sobre
o conceito de Liberdade em J.-J. Rousseau. Nesse debate visamos alcançar
diferentes interesses de graduandos, sobretudo os que cursam Filosofia,
Sociologia, Ciência Política e Pedagogia. Nesse ínterim, escolhemos um curso
que delineie uma trajetória conceitual (sobre liberdade e consciência) nas
obras do filósofo em questão de modo que possamos buscar aspectos transversais
dessas leituras.
Avaliações sobre a liberdade em
Jean-Jacques Rousseau
Em 1771, J.J. Rousseau concluiu um de
seus últimos textos – a pedido de um polonês, de nome Wielhorski – que tornara
propícia a possibilidade de ampliar suas idéias contidas em obras publicadas
nos anos anteriores, como exemplo: o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos
da Desigualdade entre os homens; o Contrato Social e o Emílio. Neste texto de
1771, publicado com o título: Considerações sobre o governo da Polônia e sua
reforma projetada, o pensador de Genebra vai consolidar a questão da liberdade
na acepção mais próxima de uma prática educacional. Partindo desse texto, se
pretende entender qual o diálogo que conecta essas obras a sua publicação
póstuma, a saber, os Devaneios de um Caminhante Solitário (1782), têm-se dois
clássicos que permitem uma abordagem nova para aquela época acerca do conceito
de individualidade - liberdade – governo; uma vez que no texto de 1771 o
conceito de liberdade é trabalhado sob o aspecto da consciência civil e da
organização social, e o texto de 1782, a liberdade é desdobrada na
individualidade do caminhante que traz a tona o reflexo de uma natureza lírica,
tornando possível, a passagem de dois planos, a saber: o político que descobre
os outros e o poético que descobre a si mesmo. Os três eixos (individualidade,
liberdade, governabilidade) podem mostrar um movimento cíclico e contínuo, que
cabe a essa investigação. Deste modo, o minicurso tem como proposta, discutir a
difícil tarefa de falar sobre liberdade e, em seguida, de consciência da
liberdade em circunstâncias governamentais e educacionais degeneradas, bem como
em circunstâncias individuais imaginadas.
Palavras-Chave: Liberdade; Natureza;
Consciência; Governo; Educação.
Metodologia e Procedimentos
didático-metodológicos:
Aula expositiva dialogada com vistas à
compreensão das diferentes leituras de Rousseau; Escopo central: A questão da
liberdade na teoria de Rousseau
Recursos instrucionais necessários:
1- Fotocópia dos principais
fragmentos contidos nas Obras do autor.
2- Pincel, quadro e apagador.
Temas propostos
1 – Uma breve dimensão filosófica da
vida do autor (Vida e Obras);
2 – A Liberdade em Rousseau: Princípios
gerais;
3 – A questão da liberdade nos dois
Discursos;
4 – O que significa dizer: nascemos
livres? Principais intuitos do Contrato Social
5 – A liberdade no Emílio e os
princípios de uma liberdade para O Contrato.
6 – A liberdade para a Polônia e para
toda Pátria.
7 – A liberdade dos Devaneios: quimeras
ou realidade tangível?